por Josenilde Brasil

Como já se sabe o sangue é sinônimo de vida, sem sangue circulando em nossas veias, perdemos a vitalidade e podemos vir a óbito porque o sangue tem um papel fundamental para nossa sobrevivência. No sangue, encontramos nutrientes gerados pelos alimentos que comemos, células que defendem o nosso organismo de doenças, oxigênio obtido com a respiração.

Você sabia que o sangue é responsável por transportar importantes substâncias para o funcionamento do nosso organismo? Além disso, concentra quase todas as defesas do sistema imunológico do corpo. Por isso é tão importante doar sangue, uma ação que pode ajudar a salvar muitas vidas.

Desde os primórdios, o homem sempre teve curiosidade acerca da manipulação do sangue. Ao longo dos anos o sangue foi sendo considerado como uma força que “dá vida” com ligação aos Deuses e à fé religiosa. Por exemplo, usava-se o sangue para rituais, sacrifícios e tratamentos (Incas, Astecas, Egípcios e Tribos Africanas). Os gladiadores romanos ingeriam sangue, com a crença de ficarem mais fortes e corajosos para lutar. Alguns nobres da época, bebiam o sangue de gladiadores mortos, ao acreditar que tinha propriedades curativas.

Na Bíblia sagrada o sacrifício de animais que eram imolados e o sangue aspergido sobre o altar era uma forma de pagamento, perdão pelos pecados do povo de Israel quando este infringia às leis de Deus, depois como já era Plano de Deus e os sacrifícios e derramamento de sangue de animais já não eram agradáveis, Ele mesmo providenciou o sacrifício único de Cristo, O qual derramou seu sangue para reconciliar o mundo com Deus Pai, deixando bem claro o que é dito em Hebreus 9:22 ,“E quase todas as coisas, segundo a lei, se purificam com sangue; e sem derramamento de sangue não há remissão.

Jesus em sua trajetória terrena falou muito ao povo, mas nunca necessitou proferir o termo: “Amo vocês” porque se entregou por nós e derramou seu sangue inocente numa atitude extremada de amor e compaixão; da mesma forma espera que nós que somos cristãos, amemos uns aos outros e quando se doa sangue, estamos certamente, vivenciando esse amor.

Confesso que fiquei emocionada e motivada a escrever esse texto quando olhei um grupo de amigos de Gilson Vieira ( político e radialista) indo a São Luís para doar sangue, cheios de amor cristão e de fé no Dono da vida que pode todas as coisas, porque tudo está sob Seu domínio. E quero aproveitar para rogar as orações por ele, pois a Fé é acreditar naquilo que ainda não se viu, mas viver como se já viu acontecer, a fé em Deus é o que vence o mundo.

E Se você nunca doou, seja por medo ou falta de tempo, confira abaixo cinco motivos para ajudar quem precisa:

1- Uma única doação pode salvar até quatro vidas;
2- Não existe substituto para o sangue;
3- Não há risco de contrair doenças durante a doação;
4- Seu organismo repõe rapidamente o sangue doado;
5- O doador tem direito a um dia de folga no trabalho.

Alguns requisitos básicos para a doação de sangue:

• Pesar no mínimo 50 quilos
• Estar em boas condições de saúde, não apresentando, entre outras condições, gripe, febre ou algum processo infeccioso ou inflamatório atual
• Ter dormido pelo menos seis horas nas últimas 24 horas
• Estar bem alimentado
• Ter idade entre 16 e 69 anos de idade - os menores de 18 anos precisam de autorização para doar
• Apresentar documento original com foto recente
• Respeitar o intervalo mínimo entre as doações - dois meses para os homens e três meses para as mulheres
• Não possuir evidência clínica ou laboratorial de doenças transmissíveis pelo sangue
• Não fazer uso de drogas ilícitas injetáveis.

A melhor forma de demonstrarmos que somos cristãos é vivermos como Cristo viveu, amando e difundindo o amor de Deus através de nossas atitudes.

Que Deus nos ajude!

Comentários do Blogger

0 Comentários