Hoje (07), estivemos no Centro de Ensino João Almeida, conversando com a atual gestora Maria Jucilene que diz ter sido uma grande prazer ter ficado a frente da unidade durante todos esses anos e que se orgulha por ter feito parte da equipe.

O centro de ensino, faz parte da historia da terra da esperança, e depois de 52 anos deixará de funcionar no prédio aonde foi fundado e passará a exercer temporariamente suas atividades no prédio aonde funciona o Colégio Antônio Corrêa, até que o novo prédio fique ponto, aonde funcionou o antigo Centro de Ensino Claudio Carneiro.

O atual prédio do Colégio João almeida passará a funcionar o novo centro administrativo do município, isso aconteceu através de uma solicitação do prefeito Aluisinho (PTB) que foi atendido pelo governador Flávio Dino (PCdoB).

Vídeo:


HISTÓRICO DA ESCOLA

O Centro de Ensino João Almeida, fundado em 1969, com o nome Unidade Escolar Nova, primeira escola estadual no município, teve como sua primeira diretora a Sra. Maria Amélia Bezerra Almeida, atendendo o nível de 1ª a 4ª série nos turnos matutino e vespertino.

Em 1984, sob as resoluções 564 e 565/84-CEE, foi autorizado e reconhecido o curso de 1ª a 4ª série o antigo 2º Grau nos turnos já citados, ainda na gestão da primeira Diretora e pela resolução 565/84-CEE, passou a se chamar Unidade Escolar João Almeida, funcionando em regime de Inter complementaridade com a Unidade Integrada Antônio Correa.

Em 2001 para atender as exigências da comunidade, passou a atender o nível de 1ª a 8ª série nos turnos vespertino e noturno, com o nome de Unidade Integrada João Almeida, ainda sendo administrada por Maria Amélia, onde exerceu o cargo de diretora geral até 2013.

No ano de 2004 recebe o nome de Complexo Educacional e é autorizada a implantação da Educação de Jovens e Adultos EJAI e II etapa e o Ensino Médio regular, funcionando nos turnos matutino, vespertino e noturno, sendo administrado por Isa Telma Bernardo Silva como diretora geral e Maristela da Silva Andrade como diretora adjunta, as quais permaneceram na direção da escola até maio de 2009.

Depois a direção passou para o professor Márcio Alencar, assumindo a direção em junho de 2009 ficando até o ano de 2013. Em seguida a professora Edna Maria Abreu assumiu a direção da escola em 2014 ficando até maio de 2015. Depois a direção passou para a professora Maria Jucilene, onde começou seus trabalhos como gestora a partir de maio de 2015 se estendendo até a presente data.

Em 2007, pelo decreto 22889/28.12.2006 recebe a denominação de Centro de Ensino João Almeida, com o qual é conhecido atualmente.

João Almeida foi um grande chefe político deste município, desenvolveu suas atividades profissionais na área política e comercial, contribuindo em larga escala para o desenvolvimento econômico e patriótico da cidade, onde seu nome rende a merecida homenagem a um dos maiores núcleos educacionais de Esperantinópolis Maranhão.


BIOGRAFIA DE JOÃO ALMEIDA
O Senhor João Carneiro de Almeida nasceu em 25 de julho de 1922 na cidade de Tuntum – MA, filho de Inês Carneiro de Almeida e Luis Gonzaga Almeida, chegou em Esperantinópolis (na época, Boa Esperança, distrito de Barra do Corda) em 1940, morando na casa do seu tio, Claudio Carneiro. No final de 1940, foi morar em São Luis, onde aprendeu a profissão de alfaiate tal função desempenha por vários anos. Largou a profissão de alfaiate para se dedicar a pecuária. Casou-se em 1942, retornando neste mesmo ano a Esperantinópolis (na época Boa Esperança do Mearim), constituiu família e consolidou como grande pecuarista da região. João Almeida teve uma única irmã que se encontra viva e mora em Pedreiras, ela está 95 anos de idade. Seu nome é Maria Almeida. Casou-se com Maria Vitória Rodrigues Almeida, da união matrimonial tiveram 09 (nove) filhos: Vilma, Luis, Lucimeire, Wilma, Roberto, Orlândia, Avilázio, Marinez e Regina Vitória. João Carneiro de Almeida, desenvolveu atividade comercial em Esperantinópolis de pecuarista, foi eleito vereador para um mandato de 1965 a 1970. O mesmo sofreu um acidente automobilístico no 07 de agosto de 1972, às 14h15min, na saída da cidade de Lima Campos –MA com destino a Codó-MA, veio a óbito no dia 12 de agosto de 1972. Contribuiu o desenvolvimento econômico e patriótico da cidade, onde seu nome rende a merecida homenagem a um dos maiores núcleos educacionais de Esperantinópolis Maranhão.

IDENTIFICAÇÃO

O Centro de Ensino João Almeida, localizado à Rua Jeferson Moreira, s/nº Esperantinópolis-MA. Mantida pelo Estado do Maranhão e administrado pela SEEDUC – Secretaria de Estado da Educação. Todo o seu trabalho administrativo e pedagógico será norteado por este Projeto Político Pedagógico, nos termos da legislação em vigor, construído com a participação de toda a comunidade escolar.











Comentários do Blogger

0 Comentários