Circulam em grupos de WhatsApp muitas mensagens falsas (fake) em forma de correntes que alertam sobre blitz, suposto aniversário de operadoras de celular etc. Uma das mensagens falsas que de vez em quando circula na nossa, trás o seguinte conteúdo abaixo:

"Blitz a partir de amanhã em toda a cidade para apreender moto e carro com documento atrasado e pessoas conduzindo sem CNH, durante duas semanas ou até atingirem a meta todos os  órgãos de segurança pública estão envolvidos para arrecadar fundos para o governo até mesmo o exército vai dar suporte... A meta é apreender 16 mil veículos, Fiquem atentos.
Repassem para todos, vai ser em todas regiões. Mais detalhes amanhã na CGN..
Quem Participar de Grupos compartilhe 👍
Repassando"

Trata-se de uma mensagem falsa, pois ela não contem a data e nem a cidade onde ocorrerá a tal blitz. Logo em seguida, a mensagem diz que "vai ser em todas as regiões". Mas todas as regiões de onde? De uma cidade? De um estado? Do país inteiro?
Além disso, se fizermos uma pesquisa no Google com o texto da mensagem, encontraremos resultados que nos remetem até o ano de 2014 e conteúdos de sites que tentam desmascarar conteúdos falsos, notícias sobre órgãos governamentais negando tal operação etc. Ou seja, esta mensagem está há pelo menos 4 anos alertando a população de que haverá uma blitz amanhã.


E mesmo assim, o dinheiro de multas é por Lei, revertido no próprio sistema de trânsito. O Estado não fica com esse dinheiro para aplicar com o que quiser. O artigo 320 do Código Brasileiro de Trânsito prevê aplicação exclusiva do que é arrecadado em multas e cita quais são as atividades em que se pode utilizar esse dinheiro, as quais são detalhadas na Resolução do CONTRAN nº 191/06. São elas: Sinalização; Engenharias de tráfego e de campo; Policiamento e fiscalização; Educação de trânsito.

Assim como essa, existem outras mensagens com conteúdo falso que convencem a pessoa a compartilhar, propagando uma informação que não é verdadeira.


Então minha gente, vamos ficar atentos para não espalharmos notícias fake por aí e também não acreditar em tudo o que está na Internet. Sempre que virmos uma mensagem que nos induz a compartilhá-la, é bom pensarmos se ela é realmente verdadeira.

Também é bom ficarmos atentos aos links falsos de grupos de WhatsApp, que redirecionam o usuário a digitar suas senhas e ser hackeado. CUIDADO!!!


CLIQUE NA IMAGEM PARA ACESSAR O CONTEÚDO

Comentários do Blogger

0 Comentários