Compartilhar experiências referentes à gestão da previdência pública, debatendo questões referentes ao funcionamento do regime e à transparência das informações. Foi esse o objetivo principal da roda de conversa realizada na última semana entre o Instituto de Previdência dos Servidores do Estado do Maranhão (Iprev) e representantes do município de Trizidela do Vale.

A iniciativa para a roda de conversa partiu do município e foi a culminância de uma série de momentos de diálogo que já aconteciam de maneira informal, abordando questões pontuais.

“Estamos executando uma série de iniciativas com o objetivo de estruturar a previdência do município, montando o checklist de processos, estabelecendo uma relação com o Tribunal de Contas e tendo o sindicato dos servidores como parceiro”, explicou o superintendente do Instituto de Previdência dos Servidores do Município de Trizidela do Vale, Leonardo Fernandes.

A estrutura do Iprev, com os seus diversos setores, a composição dos documentos e certidões emitidos pelo instituto e o fluxo processual de cada um dos benefícios concedidos pela previdência estadual foram objeto da roda de conversa, que teve um dia inteiro de duração. Além das explicações teóricas, também foram apresentados ao município exemplos práticos do dia a dia do Instituto.

Outro ponto importante das conversas foi a alimentação dos formulários referentes a transparência, prestação de contas e outras formas de controle, que são devidos tanto ao governo federal quanto ao Tribunal de Contas do Estado (TCE). “Foi muito enriquecedor, um momento que nunca tinha acontecido antes nem na história do Estado, nem na do município de Trizidela do Vale. Estamos agradecidos pela parceria”, afirmou Leonardo Fernandes.

O presidente do Iprev, Mayco Pinheiro, também destacou a importância da parceria. “O Iprev é um instituto com pouco tempo de funcionamento. Saber que, mesmo assim, já somos capazes de compartilhar experiência e conhecimento com outras unidades gestoras de previdência é, para nós, algo extremamente positivo. O Iprev está sempre à disposição, tanto para dialogar sobre o tema previdenciário quanto para assistir à sociedade”, disse o presidente.

Educação previdenciária

A atividade é inédita no Maranhão e está integrada ao Programa de Educação Previdenciária, lançado pelo Iprev com o objetivo de compartilhar conteúdos e esclarecer dúvidas sobre o funcionamento da previdência estadual. O programa foi lançado no último dia 20, durante o I Simpósio de Educação Previdenciária, realizado pelo Iprev com o tema “Reforma da Previdência: impactos nos regimes próprios de estados e municípios”.

A iniciativa prevê a divulgação de material em áudio e vídeo sobre a previdência estadual, além de capacitações para os públicos interno e externo do Iprev sobre a temática previdenciária, com foco no estreitamento da parceria do Iprev com a comunidade acadêmica, setores de Recursos Humanos de outros órgãos estaduais e outras unidades gestoras de previdência.

A roda de conversa contou com a participação do superintendente do Instituto de Previdência de Trizidela do Vale, Leonardo Andrade Fernandes; da contadora do instituto, Érica Fernanda da Luz; do secretário municipal de Planejamento, Charles Pierre Galindo Belchior; e da diretora de Recursos Humanos do município, Allyne Rimar Mariano.

Pelo Iprev, participaram a chefe de gabinete, Paula Razera; a diretora de Previdência Pública estadual, Hilza Paixão; o coordenador da Divisão de Compensação Financeira do Fundo Estadual de Pensão e Aposentadoria (Fepa), Alexandre Ferreira; a coordenadora de pagamento de aposentados, Maricy Fideles; e os atuários Marcela Lacerda e João Lemos.

Comentários do Blogger

0 Comentários