Compartilhe essa Notícia:

 

Comitiva passou por 26 municípios maranhenses durante a expedição (Foto: Divulgação)
A Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Pesca (Sagrima), juntamente com a comitiva formada pela Agência Estadual de Defesa Agropecuária (AGED), Cooperação Alemã GIZ, Instituto Nacional de Processamento de Embalagens (INPEV), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Maranhão (Faema), Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Aprosoja, MAPA, Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos (Imesc), Instituto de Desenvolvimento Socioambiental (IDS), realizaram, ao longo da última semana, a II Expedição de Acompanhamento de Safra 2020/2021.

A comitiva passou por 26 municípios maranhenses durante a expedição com objetivo de acompanhar de perto a produção agrícola do estado. Os grãos de soja e milho se destacam como produtos importantes no agronegócio maranhense. Portanto, as informações do monitoramento da produção e do mercado são fundamentais para identificação das tendências, avaliar investimentos, prospectar mercado, além de servir como um importante instrumento para formalização de aplicações de políticas públicas.

Durante o acompanhamento foi possível conhecer a nova realidade do campo, quais são as demandas dos produtores e quais inovações tecnológicas estão sendo aplicadas. O objetivo é avaliar as expectativas dos produtores em relação à safra, integrar os diversos órgãos do estado e produtores, pela promoção do agronegócio maranhense, além de fomentar mais parcerias pelo desenvolvimento agrícola do Maranhão.

“É muito importante essa visita, pois, o secretário representa o Estado, que deve estar junto com o produtor rural, acompanhando as reais dificuldades e os avanços que tem a agricultura dentro do Maranhão. É de extrema importância que conheça toda a região e observe como o produtor está de verdade”, frisou o presidente do Sindibalsas, Daniel Lech.

O presidente do Sebrae, Raimundo Coelho, ressaltou que as instituições parceiras que acompanham a Sagrima na expedição demonstram aos produtores rurais a importância da parceria com o Governo do Estado.

“Hoje o Sérgio Delmiro está como secretário, ele é uma pessoa muito ligada ao setor de grãos e estamos tendo essa oportunidade, de estar vendo de perto as potencialidades do Maranhão e a real situação da produção de grãos. Essa missão da II Expedição é de muita importância, pois aumenta o entusiasmo e a certeza de que a parceria do Estado com entidades do setor produtivo é fundamental para o desenvolvimento do estado”, informou.

A Expedição terminou no município de Buriticupu. “Finalizamos em grande estilo o nosso trajeto da II Expedição de Acompanhamento de Safra do Maranhão 2020/2021. Passamos por várias cidades onde está acontecendo o agronegócio e conseguimos ver inúmeras culturas em diversos estágios de desenvolvimento, desde o plantio na região de Chapadinha, Mata Roma, Anapurus, Brejo e Buriticupu, até a colheita na região sul. Conseguimos verificar que o Maranhão mantém um bom índice de desenvolvimento das culturas de milho, arroz, e soja, que é nosso carro-chefe. Quero agradecer a todos os parceiros que participaram do evento”, declarou o secretário da Sagrima, Sérgio Delmiro.

Na ocasião do evento, foram promovidas reuniões com produtores de Anapurus, Presidente Dutra, Balsas e Açailândia, onde foram levantadas demandas a serem aplicadas nas políticas públicas. Durante as visitas foram realizadas também reuniões técnicas com os produtores para tratar sobre o acompanhamento a ser realizado, desde as regiões de plantio até as áreas de colheita, no sul do estado.

As cidades que receberam a comitiva foram Chapadinha, Mata Roma, Brejo, Buriti, Anapurus, Caxias, Parnarama, Matões, Governador Eugênio Barros, Presidente Dutra, São Domingos do Maranhão, Colinas, Sucupira do Norte, Pastos Bons, Grajaú, São Domingos do Azeitão, Balsas, Riachão, Carolina, Porto Franco, Imperatriz, Loreto, Açailândia, Itinga, Bom Jesus das Selvas e Buriticupu.

Comentários do Blogger

0 Comentários