Compartilhe essa Notícia:


Na manhã do último sábado (20), foi empossada a nova diretoria executiva do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Esperantinópolis (STTR), para o próximo quadriênio. A solenidade de posse ocorreu no Recanto Joaquim, no povoado Centro dos Pebas.

A solenidade contou com as presenças da coordenadora regional do Mearim, Patrícia Lima, Lucas da regional do Mearim, Ana Maria e Ana Lúcia da Cooperativa de Produtores Agroextrativistas de Esperantinópolis (COOPAESP), Gessina Marques da Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras do Estado do Maranhão (FETAEMA), de Houdening, técnico em agropecuária da Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e de Extensão Rural do Maranhão (AGERP), dos vereadores do munícipio Chiquinho Boa Vontade (PL) e Vinícius do Tota (PCdoB), do padre Airton e do Sargento Oliveira. O evento rendeu várias homenagens ao ex-presidente, João Pereira de Souza e a Fabiana da Silva Alves que estão deixando a direção do STTR.


O novo presidente, Antônio Raimundo, popularmente conhecido como "Noka", reiterou em seu discurso o compromisso de executar integralmente as propostas apresentadas durante a campanha. Ele destacou a importância de se criar um novo modelo de gestão para vencer os desafios que o sistema sindical enfrentará nos próximos anos. A cerimônia de Posse se encerrou com um churrasco durante a tarde para os convidados presentes.

Em 1972 com apoio da igreja católica através do padre Raimundo Jorge de melo nascia o Sindicato dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares de Esperantinópolis com a primeira reunião realizada no povoado jenipapo no dia 19 de abril de 1972 ,mais somente em 07 de maio de 1972 em reunião no salão paroquial da igreja católica ,que foi criado o STTR ao longo da caminhada a entidade obteve conquistas e grandes desafios mais sempre a frete a procura de dias melhores para a classe trabalhadora constantemente, resolvendo assuntos como conflitos agrários mais sempre buscando e executando direitos como previdência social, educação do campo, apoio a saúde, habitação rural, meio ambiente, créditos agrícolas, eventos sociais e entre outros mais direitos.

Desta forma, a entidade chega aos 49 anos de existência representando mais de 10 mil associados homens, mulheres, jovens, e idosos em todo território do munícipio de Esperantinópolis, sempre com um anseio de se fazer um novo projeto político ,social e organizacional de base. Contando com a participação de todos os sujeitos do campo, e principalmente com as parcerias existentes e com as novas que virão. Para que isto se efetive hoje se escreve um novo capitulo na historia da entidade pois homens e mulheres lideranças escolhidos e votados pela base continuarão a luta que tantos outros camponeses deram inicio.

E agradece imensamente a todos que ajudaram e ajuda para que esta entidade continue firme sempre em busca de sonhos e dias melhores no campo para todos.

SINDICATO DOS TRABALHADORES RURAIS AGRICULTORES E AGRICULTORAS FAMILIARES DE ESPERANTINÓPOLIS HISTÓRICO DE LUTA QUE CONTINUA...

 NOVA DIRETORIA EXERCUTIVA DO STTR.




























Comentários do Blogger

0 Comentários