Compartilhe essa Notícia:
                        Weverton Rocha presidente estadual do PDT

Entre os 216 prefeitos eleitos em primeiro turno no Maranhão, o Partido Democrático Trabalhista, PDT, conquistou o maior número de vagas. Foram 42 prefeitos eleitos pela legenda, sendo 13 reeleitos para mais um mandato e sete retornam às mesmas prefeituras ou para municípios diferentes. Prefeitos filiados a 20 partidos vão dirigir as prefeituras a partir de 1° de janeiro de 2021.

Na sequência, o Partido Liberal aparece em segundo lugar entre as legendas que mais elegeram prefeitos no estado do Maranhão. Foram 40 prefeitos eleitos, sendo sete reeleitos e dois retornando para exercer mais um mandato como chefe do Executivo. O prefeito de Grajaú, Mercial Arruda foi reeleito aos 77 anos para o quarto mandato como prefeito pelo MDB, que elegeu além dele outros seis prefeitos.

Como terceira força política está o Republicanos, que no processo eleitoral conseguiu eleger 25 prefeitos. Na capital maranhense, Duarte Júnior disputará o segundo turno com o candidato do Podemos, Eduardo Braide. O segundo turno acontece no dia 29 de novembro. 

Veja quadro de partidos dos prefeitos eleitos:
Partido Prefeitos
PDT 42
PL 40 
REPUBLICANOS 25 
PCdoB 22 
PP 17 
PTB 14 
DEM 11 
MDB 7 
PSC 7
PSB 6
PSD 5
PATRIOTA 4 
PSDB 4 
SOLIDARIEDADE 4 
PMN 2 
PSL 2 
AVANTE 1 
CIDADANIA 1 
PROS 1 
PT 1

Faixa etária

Eleito prefeito de Alcântara aos 78 anos de idade, Padre William (PL) é o mais velho entre os eleitos no estado do Maranhão. Antes de Alcântara, o padre foi prefeito de Santa Helena e Guimarães. Na outra ponta está Peteca (Antonio Bruno Cardoso dos Santos), 25 anos, agricultor eleito prefeito de São João do Caru.

Comentários do Blogger

0 Comentários