Compartilhe essa Notícia:


Mudar de vida sempre foi o sonho da quebradeira de coco babaçu Ana Paula Soares Veras, moradora do município de Bernardo do Mearim. Desde pequena ela já trabalhava na extração do babaçu, ofício dos pais repassado a ela e aos irmãos. A família sobrevive da agricultura familiar e traz no corpo as marcas do árduo trabalho. Ana Paula já se acidentou, teve 50% do tendão do pé esquerdo cortado, por conta da maneira manual que é feita a extração. “A gente senta no chão e vai fazendo o serviço. É cansativo e não queria mais repetir a história de vida dos meus pais. Meu sonho era me transformar por completo, ter meu próprio negócio e viver de outra coisa nessa vida”. 

Ao saber da chegada do Programa Mais Renda no município, Ana Paula não desperdiçou a chance de participar das capacitações e escolheu o ramo de alimentação para se qualificar. “Nos finais de semana para completar a renda mensal de R$ 250, uma média de R$ 8 por dia arrecado com a extração do coco babaçu, eu cozinhava em algumas casas e sempre gostei dessa área. Assim, tive a ideia de vender cachorro-quente, um lanche que todos gostam”. 

A quebradeira de coco babaçu e outros moradores de Bernardo do Mearim uniram-se e a mudança que tanto queriam iniciou com as capacitações teóricas e práticas que são oferecidas pelo Programa Mais Renda. “Quando vi chegar aquela estrutura gigante, me animei, e caiu mesmo a ficha que a virada de vida estava próxima”, contou Ana Paula. 

O Programa Mais Renda oportuniza um aprendizado completo para pequenos empreendedores em situação de vulnerabilidade socioeconômica. A novidade é a itinerância das capacitações que percorrem diversos municípios, ampliando a renda de vendedores e prestadores de serviços que exercem a atividade na informalidade ou sem estrutura. 

O programa, desenvolvido pelo Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), já passou por oito municípios da região Norte, Sul, Central e do Médio Mearim. As cidades que já receberam as capacitações itinerantes das Unidades Móveis do Mais Renda são: Balsas, Bernardo Mearim, Coroatá, Fortaleza dos Nogueiras, Loreto, Morros, Igarapé Grande e Riachão.

As unidades são equipadas com salas de aula teórica e prática, proporcionando um aprendizado integral ao aluno microempreendedor, desde o eixo humano, gerencial e prático. As turmas têm aulas sempre focadas nos eixos de aprendizagem dos ramos de alimentação, beleza, confeitaria e costura, com carga horária de 42 horas.

Para o secretário da Secretaria do Desenvolvimento Social (Sedes), Márcio Honaiser, o sentimento é de dever cumprido, pois o programa tem ajudado a ampliar a renda de pessoas que mais precisam. “Os pequenos empreendedores de diversos municípios do Maranhão têm a oportunidade de otimizar suas vendas com o Programa Mais Renda, a exemplo, temos a Ana Paula Veras, de Bernardo do Mearim”, disse.

“Os dois veículos estão levando as capacitações até as pessoas de 28 municípios do nosso estado, preparando-as gerencialmente e tecnicamente para que elas tenham seu próprio negócio. Então, dessa forma, a Sedes cumpriu com o seu papel social para que esses microempreendedores de diversas regiões possam ter sua própria autonomia”, completou Honaiser.

Ao longo da capacitação no ramo de alimentação, Ana Paula destaca que aprendeu técnicas de higienização dos alimentos e cuidados com o ambiente onde é servida a comida. “Nunca imaginei que precisamos tomar algumas medidas para sempre manter a higiene dos alimentos e do local em que servimos o alimento. Isso vai ser o diferencial do meu negócio”. 

Outra observação destacada por ela foi o modo de fazer o cachorro-quente. Ana Paula confessa que não sabia o ponto ideal do cozimento da salsicha que é levada ao prato, e garante que o município de Bernardo do Mearim terá o melhor cachorro-quente da região. “Dou valor a cada ensinamento adquirido na capacitação. Meu negócio será próspero, os moradores vão adorar meu cachorro-quente. Obrigada ao Governo. O Mais Renda mudou a minha vida”, disse Ana Paula, que vai receber o equipamento do Programa Mais Renda para vender o cachorro-quente e concretizar o sonho da mudança.

Comentários do Blogger

0 Comentários