Compartilhe essa Notícia:

Os institutos de pesquisa têm protagonizado um show de horrores na campanha eleitoral deste ano. Na região do Médio Mearim, três cidades possuem pesquisas devidamente registradas no TSE com números completamente opostos. É o caso das cidades de Lago da Pedra, Pedreiras e Poção de Pedras. 

No município de Lago da Pedra, a disputa ferrenha entre o prefeito Laércio Arruda (PCdoB) e a ex-prefeita Maura Jorge (PSDB) descambou para as pesquisas eleitorais. Há institutos que dão completo favoritismo para Maura Jorge, é o caso da ESCUTEC, dando 14 pontos de vantagem para ex-prefeita. Já o instituto DATAILHA, deu 5,8% de vantagem para o prefeito e candidato a reeleição Laércio Arruda. Além de acirrar a disputa, isso tem deixado muito eleitor confuso e desacreditado. 

Em Pedreiras, plasmem, as três principais candidaturas têm números favoráveis. Antonio de França (DEM), Dr.Humberto (PSC) e Vanessa Maia (SD) travam uma batalha nas ruas e nos institutos de pesquisa. Há pesquisa registrada e divulgada para todo gosto, colocando, a depender do instituto, os três candidatos à frente. Os volumes de campanha dos três são grandes e, segundo analistas, a reta final vai decidir quem irá vencer a disputa na Princesa do Mearim. Mas não é aceitável tamanha contrariedade entre os institutos.

Já em Poção de Pedras, Francisco Pinheiro (PDT), candidato a prefeito apoiado pelo atual prefeito Júnior Cascaria, tem como opositor o candidato Jhulio Sousa (PTB), no município com maior tradição e paixão política do Maranhão. O Instituto ESCUTEC, na última semana, divulgou uma pesquisa dando a liderança a Francisco Pinheiro com 16 pontos à frente de Jhulio. Já na BMO, divulgada há 5 dias, dá uma vantagem de quase 10 pontos para Jhulio Sousa. 

Mais do que nunca, a Justiça Eleitoral tem que agir contra essa tática cada vez mais comum de usar pesquisas eleitorais para tentar manipular o eleitorado, já que existe tanta disparidade entre os institutos, em pesquisas realizadas no mesmo município e em períodos próximos.

Lago da Pedra:

Pedreiras:

Poção de Pedras:



Comentários do Blogger

2 Comentários

  1. Só aqui Esperantinópolis que em todos os Instituto só da Máquina

    ResponderExcluir
  2. A justiça eleitoral deve fazer o quê? Escolher os eleitores que vão responder a pesquisa? Vão proibir pesquisas? Vai fazer o que mesmo?

    ResponderExcluir