Compartilhe essa Notícia:

 

Técnicos da SES e da SEIR dialogam com quilombolas sobre as medidas de prevenção ao novo coronavírus
Quilombolas de duas comunidades rurais do município de São Luís Gonzaga foram beneficiados, na quarta (16) e quinta-feira (17), com mais uma ação de saúde no combate ao novo coronavírus, promovida pelo Governo do Estado em parceria com a Prefeitura Municipal.

Os quilombos Vale Verde e Olho d’Água dos Grilos receberam os técnicos da Força Estadual de Saúde e da Secretaria de Saúde de São Luiz Gonzaga, que realizaram diversos atendimentos clínicos, como consultas médicas, exames, testes rápidos da Covid-19, rodas de conversas e palestras educativas.

As ações de combate ao novo coronavírus nos quilombos estão sendo coordenadas pela Secretaria de Estado de Igualdade Racial (SEIR) e realizadas pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), através da Força Estadual de Saúde, com apoio logístico da prefeitura do município.

“Mais uma vez atendemos comunidades quilombolas atacadas pela pandemia, e estamos planejando outras ações como esta. O Governo do Estado está priorizando o atendimento nestas comunidades rurais quilombolas, porque elas são carentes de políticas públicas, especialmente nas questões de saúde”, declara Iracema Amorim, assessora de saúde pública da SEIR.

Foram feitos 176 testes do coronavírus e diagnosticados 16 casos positivos assintomáticos. Foram atendidos também diabéticos, hipertensos, gestantes e pessoas idosas.

O secretário municipal de Promoção da Igualdade Racial, Antônio Gama Matias, informou que os atendimentos médicos contemplaram as necessidades das comunidades beneficiadas. “Essa ação de saúde nos quilombos veio para atender a nossa necessidade de proteger os quilombolas nesta pandemia da Covid-19. Todos os atendimentos médicos e palestras vieram numa boa hora, porque as comunidades sofrem com esse coronavírus. Só temos a agradecer ao Governo do Estado e SEIR pelo apoio”.

Comentários do Blogger

0 Comentários