Compartilhe essa Notícia:

 

Linhas de transmissão e subestação de energia beneficiam cidades do Nordeste do Maranhão (Foto: Divulgação)
A Secretaria de Indústria, Comércio e Energia (Seinc) acompanha, desde 2016, as tratativas referentes às obras da linha de transmissão (LT) de 230 KV – SE Miranda II/SE Chapadinha II, que integram o Lote 11 do Leilão Aneel n.º 005/2016, realizadas pela EDP, empresa atuante nos segmentos do setor elétrico brasileiro.

As obras, previstas para encerrarem em 2021, já foram concluídas – a companhia antecipou em 12 meses o início de operação da linha referida. O Lote 11, composto por duas linhas de transmissão e com 203 quilômetros de extensão, beneficia os municípios de Miranda do Norte, Matão do Norte, Cantanhede, Pirapemas, Vargem Grande, Chapadinha e Coelho Neto.

“Foram R$ 182 milhões investidos pela EDP, que resultam em benefícios importantes para cidades localizadas no Nordeste do Maranhão e no Noroeste do Piauí. A Seinc acompanhou todo este processo e reitera o compromisso da Secretaria e do Governo do Estado na melhoria do suprimento de energia elétrica para o Maranhão”, avaliou Simplício Araújo, secretário da Seinc.

Com mais de mil empregos diretos gerados durante a construção, o projeto já estava com um primeiro trecho – a LT de 230 KV/SE Coelho Neto/SE Chapadinha II, com 74 quilômetros de extensão – em operação comercial desde janeiro de 2020 (19 meses de antecipação em relação ao programado inicialmente).

Além do Lote 11, a EDP arrematou outros dois lotes da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) com áreas no Maranhão: o Lote 7, composto por 127 quilômetros de linhas e de uma nova subestação de energia na capital maranhense (SE São Luís IV); além de um terceiro lote arrematado, que passa por municípios do estado.

“É um projeto de extrema importância para o cidadão maranhense, com foco na geração de emprego e renda”, acrescentou o secretário.

Combate à Covid-19

A EDP esteve entre as empresas que, via Seinc, arrecadaram mais de 20 milhões no combate à pandemia do coronavírus e garantiram a compra e a doação de máscaras, termômetros, testes rápidos e respiradores.

Comentários do Blogger

0 Comentários