Compartilhe essa Notícia:
Mapa de Pedreiras-MA




Há um disparate de informações em relação aos royalties do gás para os municípios da região, em que geralmente Pedreiras é citada na condição de grande e única recebedora dos repasses, sendo o município, muitas das vezes, colocado como se estivesse tratando de forma irresponsável estes recursos.



O blog resolveu fazer uma pesquisa na região, e constatou que apenas cinco municípios recebem os recursos de Roylaties da ANP, são eles: Pedreiras, Santo Antônio Lopes, Lima Campos, Trizidela do Vale e Capinzal do Norte. 

Com 39,2 mil habitantes, Pedreiras é o maior de todos, e é o que recebe a menor parcela, uma média de 738 mil reais (referência: setembro e outubro). Trizidela do Vale, com 21,9 mil habitantes, recebe média de 1,098 milhão; Lima Campos, com 11,8 mil habitantes, recebe 913 mil/média; Capinzal do Norte, com 10,9 mil habitantes, recebe média de 765 mil mensais; e Santo Antônio dos Lopes, com 14,5 mil, recebe 1,223 milhão, sendo o maior beneficiado pelos repasses. 

Entretanto, é notório que a maior cobrança é dirigida a Pedreiras.

Fizemos um comparativo da saúde nestes municípios. De acordo com informações repassadas a este blog, apenas Pedreiras é média complexidade, inclusive com várias especialidades, dentre as quais a neurologia, por exemplo, em que apenas este município e a capital do Estado, dispõem de tal profissional atendendo pelo serviço público.

O Centro de Especialidades é composto por vários especialistas, com alto número de atendimentos mensais, inclusive atendendo a estes e outros municípios, que acessam os serviços de saúde de Pedreiras diariamente.

No Hospital Municipal Geral, fomos informados que cerca de mais da metade dos atendimentos são para pessoas de outros municípios, incluindo estes que recebem também os royalties da ANP. 

Quem visita o Centro de Reabilitação percebe que os serviços, que antes eram apenas de fisioterapia, hoje têm vários profissionais como fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais e psicólogos, ampliando assim as especialidades e os atendimentos, beneficiando cada vez mais pessoas, até mesmo vindos de municípios que recebem os royalties.

Vários outros serviços, como de saúde bucal, de ações de prevenção como o projeto “Mulheres em Ação”, solidificam a política de saúde pública de Pedreiras, com a qualidade de bons serviços e um trabalho humanizado, se bem observarmos, está é uma gestão que está cuidando bem das pessoas.

Há quem diga que o comércio de Pedreiras está acabando e o fluxo de pessoas diminuiu nos últimos tempos. Quem visita Pedreiras percebe a abertura de novos comércios, inclusive de redes nacionais a cada dia, e que o número de pessoas que se desloca para acessar o comércio e os serviços na cidade cresce cada vez mais, e para isso, basta fazer uma simples comparação até mesmo no fluxo do trânsito, o de antes e o de agora. 

Até mesmo um Shopping Center regional está sendo construído, com previsão de inaugurar em 2020.

Pedreiras é um município em franco crescimento, apesar dos problemas, a infraestrutura teve avanços; a educação está nos eixos; a agricultura tem se destacado, inclusive recebendo o reconhecimento em premiação. O prefeito Antônio França tem enfrentado condições financeiras adversas, como queda de repasses constitucionais e aumento das demandas, mas com muito compromisso está gerindo o município de forma responsável e transparente, melhorando a condição de vida dos pedreirenses.

Há recursos de royalties, sim. Inclusive sem estes, o município já teria entrado em colapso financeiro; entretanto, ressalta-se, outros municípios recebem também, e todos os que têm esse benefício estão com repasses maiores, e com populações bem menores, alguns até mesmo muito menos da metade, isto é, Pedreiras recebe menos e tem o maior quantitativo de habitantes, o que significa, o que tem os maiores problemas e as maiores demandas, mesmo assim, continua sendo o grande centro da economia da região e em pleno crescimento, inclusive melhorando e ampliando os serviços públicos, que na maioria dos casos, são estendidos às pessoas de toda a região.

Comentários do Blogger

0 Comentários