Compartilhe essa Notícia:


A eleição que ocorreu ontem (6) em todo o país, foi acompanhada com muita emoção na terra da Esperança. É a segunda vez que acontece a escolha unificada dos conselheiros tutelares. A primeira foi em 2015. Este ano, foram eleitos cerca de 30 mil novos conselheiros que irão compor os 5.956 colegiados espalhados por todas as regiões do país. O mandato é de quatro anos e a posse está prevista para janeiro de 2020.

O voto é facultativo, secreto e os eleitores devem ser maiores de 16 anos, possuir título de eleitor e domicílio eleitoral no município onde pretendem votar. 

O colegiado de Esperantinópolis é composto por 5 conselheiros, que garantiram suas vagas depois de uma disputa acirrada, a apuração se estendeu até a madrugada de hoje (7), e foi acompanhada por uma número grande de pessoas, que ficaram até o final torcendo por seus candidatos.

O Ministério Público do Maranhão, representado pelo promotor de justiça, Shilon de Sousa Junior, esteve presente na Câmara Municipal de Vereadores, local aonde aconteceu a apuração das urnas, para fiscalizar a conferencia. Esteve também presente o Tenente da polícia militar, Zé Antônio que garantiu a segurança e tranquilidade do evento.

Depois de várias horas de espera o resultado foi o seguinte:
Maria Antonia: 610 votos
Mamá: 369 votos
Varleude: 368 votos
Quelma: 338 votos
Maria Francisca: 283 votos
Suplência
Ivan: 276 votos
Poliana: 264 votos
Maurim: 237 votos
Hilton: 231 votos
Ana Técia: 225 votos

Os Conselhos Tutelares são encarregados de zelar pela garantia e defesa dos direitos das crianças e dos adolescentes por parte da família, da comunidade em geral e do Poder Público. Têm competência para aplicar medidas de proteção à criança e ao adolescente, sempre que seus direitos forem ameaçados ou violados.

Comentários do Blogger

1 Comentários