Compartilhe essa Notícia:


A segunda rodada de audiências do Orçamento Participativo tem início nesta terça-feira (4) em quatro novas regiões: Reentrâncias Maranhenses, Baixo Parnaíba, Guajajaras e Médio Mearim. O objetivo é ouvir a população com suas demandas prioritárias para que sejam discutidas, votadas e incorporadas ao documento final que vai nortear a utilização dos recursos no quadriênio 2020-2023. Ao todo, serão promovidas 35 audiências em municípios representativos dos 217 municípios do Estado, até o mês de julho.

Durante os encontros serão discutidos, assim como na primeira semana, assuntos ligados à saúde, educação, infraestrutura, segurança, cidadania, economia solidária, habitação, saneamento, tecnologia, meio ambiente e outros de reflexo direto na vida das comunidades.

Cururupu (Reentrâncias Maranhenses), Brejo (Baixo Parnaíba), Barra do Corda (Guajajaras) e Pedreiras (Médio Mearim) são os primeiros municípios a realizar as audiências nesta semana, das 8h às 17h30. As audiências continuam na quinta-feira (6) em Bacuri (Reentrâncias Maranhenses), Chapadinha (Baixo Parnaíba), Presidente Dutra (Guajajaras) e Santo Antônio dos Lopes (Médio Mearim), também das 8h às 17h30.

Assim como nas demais reuniões do orçamento, as comunidades terão acesso a relatório sobre a situação dos municípios, e, dessa forma, terão embasamento para a construção de propostas. O estudo é resultado de levantamento realizado pelo Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográfico (Imesc). Ainda, durante as audiências, haverá promoção de serviços diversos à população, ofertados pelo Governo do Estado.

Inclusão Popular

O processo do Orçamento Participativo ocorre desde 2015, contemplando todo o Maranhão a partir de territórios que englobam os 217 municípios. No período, as escutas territoriais possibilitaram a elaboração de mais de 990 propostas, que tiveram a saúde, educação, agricultura, infraestrutura, saneamento e assistência social entre as áreas mais demandadas e votadas pelas comunidades.

Comentários do Blogger

0 Comentários