O Governo do Maranhão inaugurou, no último sábado (18), o 1º Eletroposto do Estado. A iniciativa, que marca mais uma etapa do projeto de Mobilidade Elétrica, foi desenvolvida pelo Grupo Equatorial em parceria com o Governo do Maranhão e tem como objetivo principal fomentar e avaliar o uso de veículos elétricos pela comunidade maranhense frente ao cenário atual de mobilidade urbana com a tendência mundial de eletrificação das frotas de carros.
Instalado no Parque do Rangedor, o Eletroposto, que utiliza como uma das principais fontes de alimentação a energia solar, conta com duas estações de carregamento de carros elétricos, com funcionamento de domingo a domingo, das 5h às 11h e das 16h às 21h, permitindo que a população carregue até dois carros elétricos simultaneamente e gratuitamente. Foi disponibilizada também uma estação com 10 bicicletas elétricas que poderão ser utilizadas, a partir desta segunda-feira (20), dentro do parque, com tempo limite de uma hora por pessoa. Para utilização, é necessário a realização de cadastro através do aplicativo “E+ Mobilidade Elétrica”. Na oportunidade, foi entregue um carro elétrico que será utilizado na fiscalização e vistoria dos parques públicos.
A iniciativa do Grupo Equatorial e parcerias acontece por meio do Programa de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEL) e conta com o investimento de outras nove empresas do setor elétrico, representadas pela Global Participações em Energia. O investimento total do projeto em cinco estados da federação é de aproximadamente R$ 19 milhões, no Maranhão o projeto conta com uma grande parceria do Governo do Estado.
Veículos elétricos podem ter um ou mais motores, que dependem da energia armazenada em baterias, geralmente de íons de lítio, para funcionar. Por não ter os combustíveis fósseis como fonte, os carros elétricos não emitem CO2 (dióxido de carbono) e não poluem o meio ambiente. Um carro elétrico popular como o modelo ZOE, da Renault, o mesmo doado ao Parque, leva em torno de 3 horas para uma carga completa e permite o percurso de até 250 km.
Levando em consideração que cada carga completa consome 52 kWh de energia, o valor médio para cada carga, na tarifa convencional do Maranhão (R$ 0,76597 para cada kWh) com adição dos encargos, tributos estaduais e federais sairia em média R$ 60,00 reais por carga (*valor médio calculado para um cliente convencional residencial). Para efeito comparativo, encher o tanque de gasolina de um carro a combustão do mesmo porte custa hoje em torno de R$250,00 reais.
Para o governador Flávio Dino, “temos muito orgulho de que essa ideia de transição energética hoje dê mais um passo, na medida em que, por intermédio do investimento do Grupo Equatorial e todos os parceiros, nós estamos vendo acontecer, diante dos nossos olhos, uma pequena revolução, uma revolução que é de hoje, é de amanhã, é para a atual e para as próximas gerações”.
De acordo com o secretário Diego Rolim, “isso aqui irá fomentar também todos os ciclistas e também motociclistas que aderirem a esse tipo de tecnologia, portanto, é, na prática, o Governo do Estado do Maranhão adotando tecnologia e toda sustentabilidade verde para que nós possamos cada vez mais pensar em sustentabilidade” pontuou.