O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Naturais (SEMA), em parceria com o Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA) e a Prefeitura Municipal de Pedreiras, realizou, na manhã desta quinta-feira (16), o lançamento do Programa Maranhão Sem Queimadas – Brigadistas, em Pedreiras. O evento aconteceu no Auditório da Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Pedreiras (ACIAP).

A extensão do Programa Maranhão Sem Queimadas objetiva realizar a capacitação de grupos de brigadistas nos municípios que possuem expressivo quantitativo de focos de queimadas no Maranhão, com o intuito de combater incêndios florestais. A campanha será realizada durante os meses de setembro, outubro e novembro de 2021 e formará grupos de dez brigadistas em cada município.

Na ocasião, aconteceu a assinatura do termo de entrega e recebimento de equipamentos para formação de brigadistas, além de palestras referentes à legislação pertinente ao uso de fogo e combate a queimadas e incêndios florestais. 

Para a Supervisora de Combate e Controle ao Desmatamento e Queimadas, Scarleth Vieira, “o lançamento do Programa Maranhão Sem Queimadas – Eixo Brigadistas aqui em Pedreiras é muito importante considerando os impactos ambientais e prejuízos à saúde ocasionados pela prática de queimadas e incêndios florestais. A realização de um evento dessa importância é essencial para que as pessoas tenham conhecimento sobre esses aspectos e também sobre quais são as práticas e as ações que devem ser realizadas para tentar reduzir esse quantitativo de queimadas no município. No local, já foi realizada a seleção dos 10 brigadistas que vão compor a brigada municipal e o próximo passo será realizar o treinamento deles aqui em Pedreiras”.

De acordo com o Secretário Municipal de Meio Ambiente de Pedreiras, Aldeclei Farias, “é uma enorme satisfação estar recebendo a SEMA, em nome do Governador Flávio Dino e do nosso Secretário de Estado de Meio Ambiente e Recursos Naturais, Diego Rolim. A Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Pedreiras tem se preocupado muito com esse período de queimadas, já lançamos nossa campanha Pedreiras Sem Queimadas e recebemos agora vocês para fazer o lançamento dessa campanha em nível estadual. Estamos felizes e a Secretaria vai aproveitar muito todo esse conhecimento que vocês estão trazendo aqui pra gente e com certeza vamos estar nessa luta, em parceria com o Corpo de Bombeiros, diminuindo o número de queimadas em nossa região”.

Nas próximas semanas, o Maranhão Sem Queimadas – Brigadistas será realizado nos municípios de Trizidela do Vale, Lima Campos, Capinzal do Norte e Santo Antônio dos Lopes.

A Prefeita de Pedreiras, Vanessa Maia, ressalta que “a campanha é de alta relevância aqui pra nossa região que sofre nesse período com as queimadas. Em Pedreiras já temos a campanha Pedreiras Sem Queimadas, em que a Secretaria de Meio Ambiente, a Secretaria de Agricultura e Defesa Civil trabalham conversando, orientando os agricultores e as pessoas que precisam desse auxílio. Só temos a agradecer e parabenizar a iniciativa do Governo do Estado, por meio da SEMA, por essa campanha, que tenho certeza que será de grande sucesso e que pode contar com o nosso município”.

Para o Capitão do Corpo de Bombeiros Militar e comandante da 13ª companhia, Machado, “agradecemos o convite da SEMA por estarmos aqui participando desse evento importante que é essa campanha do Governo do Estado. Estendo a nossa disponibilidade, em nome do Cel. Célio Roberto Pinto de Araújo, Comandante Geral do CBMMA, e digo a SEMA e aos gestores dos municípios que a campanha é salutar e importante, e que o Corpo de Bombeiros está diuturnamente trabalhando para defender a fauna e a flora e preservar o meio ambiente. É uma honra estar aqui participando e representando o Comandante Geral”.

Fonte: Assessoria de Comunicação/SEMA

Comentários do Blogger

5 Comentários

  1. Como eu vou plantar linha roça, pois o governo entrega os tratores para os prefeitos e eles não arada as terras dos produtores!!!!

    ResponderExcluir
  2. O prefeito da minha cidade só arada terra do pai dele para plantar capim.

    ResponderExcluir
  3. O trator do município guardado na garagem do prefeito.

    ResponderExcluir
  4. Difícil muita foto e pouca ação, sem corpo técnico na anda. Essa conversa só para tirar foto.

    ResponderExcluir
  5. Carlos barroso na sua cidade quantas hectares a prefeitura já arador com trator que ela recebeu?

    ResponderExcluir