Compartilhe essa Notícia:

 

CE Astolfo Seabra de Carvalho foi totalmente reformado (Foto: Divulgação)
Um pequeno barracão coberto de telha de amianto, tapada com pedaços de madeira, chão batido e sem o mínimo de dignidade necessária para favorecer o processo de ensino e aprendizagem. Esse barracão era onde estudavam 80 meninos e meninas do Assentamento Tabocal, a cinco quilômetros da sede de Tuntum. Na escola improvisada, também não havia banheiro. Para fazerem as necessidades fisiológicas, as crianças usavam o mato.

“Era muito triste ver a minha filha estudar em uma escola sem nenhuma estrutura. Eu levava minha filha à escola porque era o jeito, ela precisava estudar, mas era uma tristeza tremenda ver a situação em que a escola estava, sem condições para abrigar os alunos”, expressou Marinalva Carneiro Santos, mãe da aluna Mayara Eduarda Santos Sousa.

Nesta segunda-feira (24), a página dessa história de abandono foi virada. O Governo do Maranhão entregou o novo prédio da Escola Municipal Maria Alexandrina Pereira Silva – Polô, trazendo dignidade e conforto para os meninos e meninas de Tabocal que, agora, sabem o que é uma Escola Digna, acolhedora e confortável, com as condições necessárias para que eles possam estudar e aprender.

Marinalva Carneiro destacou, ainda, que ficou emocionada ao ver a nova escola com estrutura adequada para receber confortavelmente os alunos. “A escola ficou muito linda mesmo. Agora as crianças terão a honra de estudar em uma escola melhor. Aqui acontecerão muitas maravilhas e devemos agradecer a Deus e a todos que contribuíram para que este grande momento acontecesse”, exprimiu.

A obra recebeu investimentos na ordem de R$ 240 mil que garantiram a construção de uma escola de duas salas de aula, secretaria, cozinha. E as crianças, agora, têm banheiros dignos.
Inauguração da Escola Municipal Maria Alexandrina Pereira Silva – Polô, no Povoado Tabocal, em Tuntum (Foto: Divulgação)
“A escola é muito boa, quero estudar aqui todo o tempo”, essa foi a declaração da aluna Mayara Eduarda, expressando a sua satisfação ao ver a nova escola, que agora oferece espaços para as crianças executarem as suas atividades dignamente.

Maria do Carmo de Almeida, professora da EM Maria Alexandrina Pereira Silva, em Tabocal, disse que jamais imaginaria que os moradores do povoado receberiam uma escola digna. 

“A gente está muito feliz por receber esse novo prédio. Eu nunca esperava acontecer isso aqui na comunidade. Hoje temos uma escola linda, com carteiras, cantina e muito mais. Estamos realizados e queremos agradecer ao governador do Estado e ao secretário de Educação, Felipe Camarão, por esse lindo presente que eles nos deram”, ressaltou.

O compromisso em construir o novo prédio foi assumido em 2017 quando o secretário Felipe Camarão foi ao município de Tuntum entregar outras Escolas Dignas. 

“A comunidade pediu que nós fôssemos até o assentamento ver a realidade em que os meninos e meninas da comunidade estudavam. Ver aquela realidade nos tocou muito. Certo de que seria aprovado pelo governador Flávio Dino, me comprometi que faríamos a escola. E, hoje, essa entrega, mesmo à distância, me deixa muito emocionado e feliz porque sabemos o valor dessa obra para essa comunidade. Só desejamos que os moradores de Tabocal, em especial as crianças e adolescentes, aproveitem esse espaço acolhedor e construam um futuro com muita dignidade”, destacou Felipe Camarão, que mesmo distante acompanhou esse momento tão importante para a comunidade. 

Já na sede do município, o governo entregou o Centro de Ensino Astolfo Seabra de Carvalho, que foi totalmente reformado. A escola, construída em 2007 e inaugurada em 2008, estava com a estrutura bastante comprometida pelos mais de 10 anos de espera por uma reforma de verdade. Nas salas de aula, o piso praticamente já não existia, o telhado tinha problemas sérios de goteira e banheiros sucateados.

O estudante Wesley Santos, representando os estudantes do Centro de Ensino Astolfo Seabra de Carvalho, agradeceu o Governo do Estado pela reforma que a escola recebeu em toda a sua estrutura. “Em nome da comunidade nós viemos aqui agradecer o Governo pela grande reforma da nossa escola e pelo excelente trabalho realizado em prol da educação do Maranhão”, declarou.

A obra recebeu investimentos no valor de R$ 1.260.336,88 que garantiram serviços de substituição do telhado, pisos e revestimentos, recomposição de pavimentos, realização de pintura geral da escola, instalações hidrossanitárias e elétricas, climatização de toda a escola, dentre outros serviços.

Anderson Coelho, gestor geral, destacou bem a intervenção feita pelo Governo do Estado no CE Astolfo Seabra de Carvalho, que garantiu a reforma em toda sua estrutura, para oferecer um serviço de qualidade aos moradores do município de Tuntum.

“A escola foi praticamente refeita, quase que construída do zero. Ganhamos um refeitório belíssimo e confortável, a cantina foi ampliada, tivemos a reforma da quadra, que estava em condições precárias, ganhamos um estacionamento para as motos e bicicletas dos alunos, a biblioteca foi revitalizada e está toda aparelhada, temos espaços para laboratórios, enfim ganhamos uma escola preparada para receber dignamente todos os alunos”, pontuou.

Comentários do Blogger

0 Comentários