Compartilhe essa Notícia:

Arte: Carlos Sales/ Asscom TJMA

Brincar o Carnaval com responsabilidade, saúde e muita alegria! Assim devem ser os cinco – para alguns seis – dias da folia que já está começando nesta sexta-feira (1º). Até a Quarta-feira de Cinzas (6) os foliões precisam de muita energia para vestir a fantasia e se jogar nos blocos e festas, sem esquecer os cuidados que devem ser tomados para evitar maiores problemas.

Pensando nisso, o Tribunal de Justiça do Maranhão reuniu as principais dicas para um Carnaval tranquilo e muito feliz!

USAR PRESERVATIVO em todas as relações íntimas é a melhor forma de prevenir uma gravidez indesejada e evitar doenças sexualmente transmissíveis, como sífilis, herpes genital e AIDS. Além disso, vale lembrar que a pílula do dia seguinte não deve ser usada constantemente, especialmente no Carnaval, pois ela contém uma grande quantidade de hormônios que, com o possível excesso de bebida alcoólica podem prejudicar o organismo.

USAR ROUPAS LEVES E SAPATOS CONFORTÁVEIS para evitar o excesso de calor e a formação de calos e bolhas nos pés é muito importante. Como normalmente fica-se muito tempo de pé durante o Carnaval, o ideal é usar um tênis com meia e massagear os dedos e os pés no fim da noite ou no início da manhã.

USAR PROTETOR SOLAR E CHAPÉU se você vai curtir a folia durante o dia é essencial. Além de dar mais conforto durante a folia, evita insolação e queimaduras, além de prevenir machas e outras doenças.

BEBER BASTANTE ÁGUA vai ajudar o corpo a se manter hidratado, evitando ressecamento e queimaduras na pele, insolação, mal estar, tonturas e ressaca, pois a água ajuda a eliminar o álcool do organismo. Além da água, também deve-se ingerir líquidos nutritivos e que reponham vitaminas e minerais no corpo, como sucos naturais, vitaminas, água de côco e bebidas isotônicas. Mesmo quem não ingere bebidas alcoólicas corre o risco de sofrer uma desidratação, devido a grande perda energética, ao suor e, principalmente, a exposição ao sol nas festas diurnas. Leve sempre uma garrafinha de água presa à cintura e mantenha o corpo hidratado!

INGERIR BEBIDAS ALCOÓLICAS COM MODERAÇÃO vai evitar que você possa perder a consciência e ainda fique de ressaca. A ressaca pode prejudicar a continuidade da sua folia e o excesso de álcool aumenta as chances de você tomar más decisões – como ter relações sexuais desprotegidas.

COMER A CADA 3 HORAS ajuda a manter a energia do corpo e repõe vitaminas e minerais que são gastos na folia e para eliminar o álcool do organismo (quem bebe). Fazer pequenos lanches com frutas frescas, vitaminas, sanduíches ou bolachas ajuda a manter o corpo bem nutrido e preparado para aproveitar os dias de festa.

DESCANSO DE 7H OU 8H é importante, apesar de dormir não ser uma prioridade no Carnaval. Mas vale a pena reservar horas para o sono e para repor as energias, evitando o cansaço e a irritação. Se não puder dormir até tarde depois da noite de festa, deve-se tentar fazer pequenos descansos ao longo do dia ou tirar um cochilo após o almoço.

Lembramos ainda que durante o Carnaval é imprescindível respeitar as diferenças e o não de quem não quer curtir a folia e brincar com você!

E para garantir, anote aqueles números importantes para qualquer emergência:

SAMU – 192

Corpo de Bombeiros – 193

Defesa Civil – 199

Central de Atendimento à Mulher – 180

Disque Direitos Humanos (para denunciar trabalho e abuso infantil, racismo e homofobia, entre outros) – 100

Polícia Militar - 190

Polícia Rodoviária Federal – 191

Comentários do Blogger

0 Comentários