Denuncie

Há 30 anos Henrique Muniz se tornava prefeito de Esperantinópolis.

quinta-feira, 15 de novembro de 2018

Compartilhe esta Notícia


ESPERANTINÓPOLIS 15 DE NOVEMBRO DE 1988 


O Maranhão nessa época tinha apenas 136 municípios e Esperantinópolis era um deles, uma eleição feita no calor da promulgação da Constituição Cidadã proposta pelo Presidente José Sarney e promulgada por Ulisses Guimarães.

Na época a cédula de votação era de papel, e o eleitor marcava um X no candidato a prefeito e nome ou número do vereador. O resultado da eleição foi proclamado pelo Juiz de Direito Dr. Francisco Teixeira Santos Ferreira (in memoriun), com o seguinte resultado: Prefeito e Vice eleitos com 3.927 votos e mais 13 Vereadores. Prefeito: Carlos Henrique Muniz Cruz (PFL) Vice-Prefeita: Francisca de Fátima Bezerra Tavares (PMDB) Vereadores: Maria Amélia Bezerra de Almeida (PFL) 422 votos; José Pedro da Silva (PFL) 417 votos; Francisco Jovita Carneiro (PFL) 368 votos; Oswaldo Dias Sousa (PFL) 323 votos; Manoel Domingos Sales da Silva (PFL) 313 votos; José Ribamar Lucena Ferreira (PFL) 312 votos: Claudionor Guimarães Almeida (PFL) 299 votos; Cirilo Pereira de Menezes (PFL) 280 votos; Francisco Moreno da Silva (PDT) 254 votos; José Wilson de Oliveira (PSB) 244 votos; Salustriano Francisco da Costa (PSB) 197 votos; Antônia Pereira Silva (PSB) 167 votos e Antônio Luís Miranda da Costa (PDT) 160 votos.

Henrique na época implantou uma gestão inovadora, teve uma relação de harmonia com a Câmara Municipal e com o Judiciário e partiu para as realizações criando a Creche Marly Sarney em tempo integral com capacidade para 300 crianças, construiu a Unidade Escolar Francisco Jovita o muro do Estádio Municipal, duas quadra poliesportivo no Matadouro e o Galpão do Mercado Municipal, implantou a coleta de lixo domiciliar, cesta de pascoa, distribuição de remédios para as pessoas carentes, enxoval para mulheres gestantes e o sistema de telefonia nas residências. Duplicou a Avenida da Entrada da cidade. Instalou a Policlínica Boa Esperança, para desafogar o Hospital Santa Marta, adquiriu um Trator de pneu, duas ambulâncias três caminhões sendo duas caçambas e um de carroceria de madeira todos placa branca Oficial, um prédio da Câmara Municipal e os terrenos para Implantação de dois populosos bairros Augusto Luna e Pedro Jovita, bem como os Estádios Municipais Constâncio Rodrigues e dos povoados Verdum e Centro do Coroatá.

Construiu também estradas para todos os povoados e as pontes Orlando Ribeiro; Olímpio Leite; Narciso Leite do Matadouro e a do Cazé no igarapé da cidade, trouxe a Rádio Boa Esperança do Mearim e implantou TV Comunitária em todos povoados dando oportunidade da população de Esperantinópolis assistir pela primeira vez uma Copa do Mundo ao vivo em 1990, além do carnaval, comemoração do dia das mães, festas juninas, aniversário da cidade, dia dos país, semana da pátria, dia das crianças, natal e ano novo.

Foi uma gestão revolucionária e no final elegeu seu sucessor Prefeito Elon Pereira Rodrigues e Vice-Prefeito Dr. Edvilson Amorim Bruce, visto que na época não tinha a reeleição. 
Foto da chapa eleitoral da época.


ATENÇÃO!
Todos os comentários abaixo são de inteira RESPONSABILIDADE EXCLUSIVA de seus Autores(LEITORES/VISITANTES). E não representam à opinião do Autor deste Blog.

13 comentários :

  1. Anônimo disse... :

    e um ótimo prefeito ele foi na época tinha São Roberto é São Raimundo que era município daqui era bem maior a demanda de elitores, diferente de hj..que é menos e o descasos pelo osatuai gestores são grandes.

  1. Anônimo disse... :

    e um ótimo prefeito ele foi na época tinha São Roberto é São Raimundo que era município daqui era bem maior a demanda de elitores, diferente de hj..que é menos e o descasos pelo osatuai gestores são grandes.

  1. Anônimo disse... :

    e um ótimo prefeito ele foi na época tinha São Roberto é São Raimundo que era município daqui era bem maior a demanda de elitores, diferente de hj..que é menos e o descasos pelo os atuais gestores são grandes.

  1. Unknown disse... :

    Agente era feliz e não sabia

  1. Anônimo disse... :

    essa cedula de papel elegia qualquer um na epoca, nessa eleiçao conheço pessoas que votaram dez veses no candidato citado.
    perdemos uma grande chance de progredir quando nao elegemos o Sr Diquinho, esse sim honrado e honesto...recado dado

  1. Anônimo disse... :

    Ótimo prefeito, na época da gestão do Henrique Esperantinópolis é uma alegria só

  1. Anônimo disse... :

    Melhor prefeito que Esperantinópolis já teve!

  1. Anônimo disse... :

    O Henrique ganhou roubando e fez um bom governo.
    Já o Elon ganhou sem pressizar roubar e não prestou pra nada

  1. Anônimo disse... :

    Naquela eleição que marcou a história politica da nossa terra da esperança, teve Vereador que recebeu 28 votos na urna, e apurados os votos depois das.., o cabra ficou com 280 votos registrado no boletim oficial, portanto, Vereador """ eleito"""kkkkkkkKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
    Teve outro caso, nesse meso pleito, que um dos cabras que concorreu para vereador, foi dormir zonzo da cabeça, pois os votos que apuraram até a penúltima urna, não não chegava nem a metade do que ele precisava conseguir para ser eleito,, depois das tantas.... aí quando o dia amanheceu, foi registrada a vitória do candidato, já como vereador eleito. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    E tantos outros mais. CONTOS DO POVO DA ÉPOCA NOS QUATRO CANTOS DO MUNICIPIO. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
    AQUELA ELEIÇÃO PARA VEREADOR, FORAM ATOS DE PILHERIA EM TODAS AS BOCAS DOS VIVENTES DA TERRA DA ESPERANÇA. KKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

  1. Anônimo disse... :

    Foi Prefeito feito nas cochas da Juiza, sendo a eleição mais fraudelenta da história de Esperantinópolis. Agora quanto a administração não foi ruim, mais também não foi essa beldade.

  1. Anônimo disse... :

    lembro bastaste dessa epoca muito boa retiraram os votod da amelia do vicentao que morava nas treis lagoas e jogaram para amelia almeida o cirilo tirou 18 votos ai colocaram o 0 ai feis 280 e o salustriano a menma coisa roubaram o eterno chico do terto a amelia do vicentao. eu so nao me recordo se o chico renovato tinha se candidatado ou nao

  1. Anônimo disse... :

    ESSA ELEIÇAO FOI UMA DAS MAIS ROUBADAS QUE JA EXISTIU NESSA CIDADE, LEMBRO MUITO BEM DA EPOCA, SE FOSSE VOTO CERTO O SR DIQUINHO ESTARIA ELEITO , MAS NA EPOCA TINHA UMA JUIZA AI NA CIDADE QUE FES AS MAIORES FALCATRUAS PRA GANHAR UNS BOIS DO SR HENRIQUE.
    TEVE PESSOAS VOTANDO DES VESES SEGUIDAS.

  1. Anônimo disse... :

    Chico Renovato , Zezim Torquato esses foram bem votados dormiram Vereador e acordaram suplente eleição historica

Postar um comentário