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O Banco do Brasil anunciou nesta quarta-feira (10) que expandiu o serviço de atendimento pelo WhatsApp, adicionando a possibilidade de fazer transferências bancárias, recarregar o celular e liberar o cartão de crédito. O chatbot, que estava em testes desde maio no WhatsApp, já podia responder a consultas simples, como saldo e extrato da conta corrente.

Banco do Brasil testa informar saldo e extrato da sua conta via WhatsApp
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A tecnologia, que foi implantada há um ano por R$ 14 milhões, é baseada no IBM Watson e foi testada inicialmente com o Facebook Messenger. O atendimento é feito por um chatbot, então as perguntas podem ser respondidas de forma imediata. O Banco do Brasil explica que a comunicação no WhatsApp pode ser feita com linguagem natural e as mensagens são criptografadas de ponta a ponta.

Como fazer transações no BB pelo WhatsApp

O atendimento pelo WhatsApp ainda não foi liberado para todos os usuários, mas o Banco do Brasil informa que o serviço “está em expansão para uma base de 3 milhões de clientes”.

Antes de tudo, é preciso adicionar o número do banco à sua lista de contatos: (61) 4004-0001. Envie uma mensagem qualquer; você receberá uma resposta dizendo que “estamos em fase de testes com nossos funcionários e alguns clientes”. O banco também diz: “já anotamos o seu número de telefone como interessado em participar da próxima fase”.

As seguintes transações já estão disponíveis para os atuais usuários:
Transferências
Consulta de código IBAN (International Bank Account Number)
Recarga de celular
Liberação de cartão
Saldo de conta corrente
Extrato de conta corrente
Extrato de poupança
Saldo de poupança
Extrato de fundos de investimento
Rastreio de cartão
Fatura de cartão


Basta enviar uma mensagem para o robô dizendo o que você deseja. Para confirmar sua identidade, será necessário tocar no link enviado pelo atendimento, informar sua agência e conta, digitar a senha e inserir um código recebido por SMS ou notificação push. A confirmação da transação será enviada em texto pelo próprio chatbot.


O chatbot não é um substituto completo para outros canais, como o internet banking. O banco explica que “se houver necessidade de atendimento humano, o cliente passará a ser atendido por um funcionário do BB”.

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